Blog

 

Para sobreviver no mercado competitivo dos dias de hoje, micro e pequenas empresas devem se destacar na proficiência de sua gestão financeira. Uma gestão financeira inteligente, além de manter os negócios estáveis, possibilita expansão e aumento de lucratividade. Para isso, tanto o micro quanto o pequeno empresário devem tomar algumas medidas para potencializar sua gestão.

Banco de Dados: O primeiro passo para uma gestão financeira eficiente é que a empresa invista em um banco de dados e o mantenha atualizado. Isso possibilita que se obtenham informações relativas a preços anteriores e atuais, concorrentes, lucratividade em períodos sazonais, etc. De posse dessas informações, o gestor pode acionar medidas para corrigir possíveis distúrbios, traçar um plano financeiro e aproveitar oportunidades para lucrar e expandir seu negócio.

Planejamento de Fluxo de Caixa: Com um bom planejamento de fluxo de caixa, é possível prever variáveis e direcionar recursos de forma inteligente, fazendo os investimentos corretos e tirando maior proveito de oportunidades de crescimento.

Organização de Pagamentos: O cuidado com questões relativas aos pagamentos é parte essencial de uma gestão financeira de qualidade. Se a empresa não tomar medidas para honrar seus compromissos financeiros junto aos fornecedores, sua imagem e seu negócio sofrerão com a perda de credibilidade. Portanto é preciso organizar os pagamentos antecipadamente, buscar por preços mais baixos em bancos de fomento e evitar ao máximo cair no cheque especial.

Sócios e Distribuição de Lucros: É necessário que os sócios sejam razoáveis quanto aos recursos da empresa, abstendo-se de fazer retiradas para benefício próprio. No momento da distribuição de lucros, deve ser analisada se a empresa de fato pode fazer essa distribuição, ou se a utilização desses recursos na ampliação do próprio negócio não seria uma ideia melhor.

Preços de Venda: Uma boa formação de preços de venda leva em conta não somente os custos variáveis, mas também os custos fixos, que serão deduzidos do orçamento independentemente do número de vendas.

Administração de Estoque: Tanto um estoque muito numeroso quanto estoque escasso pode gerar prejuízo. A solução para não cair em nenhum dos extremos é planejar com cuidado a entrada e saída de recursos, acumulando a quantidade ideal para o bom-andamento do negócio.

Documentos: É necessário investir em um arquivo organizado. Os documentos devem ser dispostos em ordem de data de vencimento, para que nenhum prazo de pagamento seja perdido. Um arquivo pós-pagamento também é uma iniciativa inteligente.

Assegurar a estabilidade de uma empresa é o primeiro passo para seu crescimento no mercado. Portanto, investir em uma gestão financeira competente é a base para qualquer micro e pequena empresa.

Fonte.

 

Comments

Add comment

Escreva o seu nome Esse nome não é permitido. Por favor, escreva outro.
biuquote
Required Please choose another name
  • Comment
  • Preview
Loading