Blog

Essa é a primeira grande pergunta na hora de iniciar um empreendimento social.

Organizações sem fins lucrativos, as chamadas ONGs, são entidades que prestam serviços de caráter público, sendo mantidas através de recursos do governo ou de doadores. Devido à natureza de seus recursos, essas organizações não podem captar nem distribuir lucros.

Ao contrário das ONGs, Empresas Sociais lançam mão da venda de produtos e serviço para garantir sua sustentabilidade, podendo também obter e distribuir lucros através de suas iniciativas.

Mas qual dos dois modelos é a forma mais eficiente de causar impacto em comunidades de baixa-renda? A verdade é que não existe apenas uma resposta a essa pergunta. Tudo depende do foco do empreendedor, do modelo que melhor se encaixa na sua forma de criar e entregar valor à sociedade.

Se o empreendedor em questão tem familiaridade com o ambiente de comércio ou indústria, e habilidades compatíveis com esses setores, então uma empresa é a escolha certa. Mas se suas habilidades predominantes são mais organizacionais do que comerciais, uma ONG seria a melhor opção.

Para um estudo mais aprofundado antes de tomar essa decisão, é útil fazer duas listas: uma de clientes em potencial para o caso de você abrir uma empresa, e outra com possíveis financiadores para uma organização sem fins lucrativos. Converse com alguns desses clientes e financiadores, e veja quais deles mostram mais interesse em suas ideias. Se a resposta mais positiva vier dos clientes, acelere a abertura de sua empresa. Mas se predominarem as respostas positivas do governo ou de fundações, considere a possibilidade de abrir uma ONG.

Se, ainda assim, ambas as possibilidades parecerem igualmente adequadas, sempre é possível criar um modelo híbrido, onde uma ONG bem sucedida abre uma empresa que oferece cursos e consultoria, utilizando-se de todo o conhecimento adquirido como empreendedor social.

 

Fonte.

Comments

Add comment

Escreva o seu nome Esse nome não é permitido. Por favor, escreva outro.
biuquote
Required Please choose another name
  • Comment
  • Preview
Loading